Na primeira sessão do nosso curso vamos começar pelas apresentações.
Sumário:
Apresentação.
Apresentação e exploração de um espaço online que servirá de suporte ao curso de formação. Realização de algumas experiências nesse espaço.
As TIC no currículo do ensino Pré-escolar e do 1º ciclo do EB. Que potencialidades? Que desafios?
Partilha de experiências.
22 comentários:
Olá boa tarde.
Sou a Maria Lídia,professora do 1º ciclo, trabalho no Agrupamento de Vila Nova de Poiares e resido em Vila Nova de Poiares. Venho para esta formação para poder trabalhar, melhor, com os meus alunos nas TIC utilizando o computador Magalhães, e não só.
Eu sou o António Amado, professor do 1.ºCiclo e trabalho no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares. Pretendo melhorar os meus conhecimentos ao nível das TIC de um modo geral.
Olá nós somos a Fátima Figuinha e a Rita Laranjeira. Somos educadoras de infância. A Fátima trabalha no J.I. de Figueira de Lorvão, Penacova. A Rita trabalha na Intervenção Precoce em Vila Nova de Poiares.
Ambas gostamos muito da nossa profissão!
Desejamos a todos um bom trabalho!
Sou porfessora titular de turma, na EB1 de Penacova - Irene Olinda Cardoso da Silva Quinteira - a lecionar um 4º ano de escolaridade.Estou neste Agrupamento desde que vim leccionar para Coimbra, por vontade própria, desde 2005. Antes,era docente em Braga, onde fiz algumas acções de Formação relacionadas com as TIC. Além da necessidade, tenho o prazer de trabalhar com as TIC. Espero dar o meu melhor. Obrigada.
O meu nome é Sandra Marques, sou licenciada em Professores do Ensino Básico, variante de Português/ Francês e tenho a Especialização em Motricidade e Cognição.
Chamo-me Maria de Fátima e estou a leccionar na Eb1 de Roxo/Agrupamento de Escolas de Penacova.Sou licenciada em professores de Ensino Básico variante em Lìngua Portuguesa.
Olá, somos Filipe Mira e Paulo Borges,professores deste Agrupamento, na Eb1 de S. Mamede e Figueira de Lorvão, respectivamente.
Boa formação para todos.
Sou o José Diogo e lecciono na Eb1 de Penacova. Estou nesta formação com o espírito de melhorar os meus conhecimentos em TIC.
Olá! Somos educadoras de infância a leccionar há 4 anos no Jardim de Infância de Penacova: Maria de Lurdes Barbosa Moreira, 55 anos e Tânia Henriques de Pinho Couceiro Guimarães, 40 anos. temos como formação académica de base o curso de Educadores de Infância. Posteriormente, realizámos a Licenciatura na mesma área.
Pretendemos com esta formação aperfeiçoar e aprofundar alguns conhecimentos.
Desejamos a todos um bom trabalho!
Olá
Sou a professora Paula Morgado e lecciono na escola de Penacova. Pretendo adquirir, com esta formação, mais conhecimentos sobre as TIC
Sou a Alexandra, Educadora de Infância do JI de Miro.
A partilha de experiências e as novas aprendizagens vão sem dúvida melhorar a minha prática.
. Permitem um maior contacto com a realidade, vendo o mundo como uma "aldeia global";
. Proporcionam experiências de partilha, para a sua formação pessoal e social;
. Promovem a capacidade de observação, interpretação e resolução de problemas.
Tarefa 1:
- Aumentam a criatividade, a motivação para a aprendizagem e o interesse pela descoberta.
- Aumenta a cooperação e o trabalho de grupo.
- Fomenta o enriquecimento pessoal e social numa perspectiva de aprendizagem contínua.
Sandra Marques, Fátima Custódio, Filipe Mira, Paulo Borges e Irene Quinteira
Tarefa 1.
- Partilha de conteúdos trabalhados em contexto de sala de aula;
- Pesquisa orientada sobre temáticas várias;
- Interacção: criança-criança; criança-adulto, escola-escola; escola-casa; escola-mundo.
Clara Raposo, Teresa Santos, Lassalett Videira
Tarefa 1- As TIC no Curriculo. Que potencialidades? Que desafios?
1.ª As TIC permitem o acesso a todas as crianças na escola, uma vez que nem todos possuem computador e ou internet em suas casas.
2.º Através das TIC as crianças podem comunicar de uma forma criativa, original e motivadora.
3.º As TIC permitem a divulgação dos trabalhos dos alunos, turma e escola a toda a comunidade
António Amado
Maria Lídia
- Acesso ao saber com novas estratégias de diferenciação pedagógica;
- Maior envolvimento com os pares, partilhando experiências;
- O respeito e cumprimento de regras;
- Aceitação da diferença e respeito pelo outro;
- Promoção da criatividade e motivação para a descoberta de novos saberes.
Fátima Figuinha, Rita Laranjeira, Maria do Céu Lopes, Adelaide Pinto
Por motivos de ordem técnica (criação de conta), juntaram-se ao grupo da Tânia e da Lurdes, as educadoras Fernanda Simões e Lurdes Figueiredo.
Face à tarefa 1 - As TIC no Currículo. Que potencialidades? Que desafios?, passamos a apresentar os aspectos que consideramos mais importantes:
* igualdade de oportunidades no acesso ao saber;
* saber utilizar/ explorar/ pesquisar;
* partilha de informação/ interacção com as famílias.
- Pesquisar como reforço das aprendizagens
- Promover a motivação e a consciencialização partilhando experiências e actividades
- Valorizar/reforçar o trabalho desenvolvido promovendo a capacidade de observação e espírito crítico.
Lurdes Simões, José Diogo
Olá (novamente - já com conta google).
Chamo-me Paulo Borges, sou professor do 1ºciclo em Figueira de Lorvão. Tenho 20 alunos do 4.º ano de escolaridade.
Boa formação!
Olá ....sou a Lurdes simões agora já tenho a minha conta do gmail....
Sou Coordenadora da EB1 de Penacova, por isso estou com a dispensa da componente lectiva,apesar disso espero fazer uma boa formação...
Bom dia...
Desculpe a minha ignorância mas eu ontem criei o Blog e não aparece nos Blogs da Formação
Abraço e Obrigada
Lurdes simões
Olá professora Ana.
Sou a Teresa do jardim de Sazes e já criei o meu blog cujo nome é ZINHA.
Beijos
Enviar um comentário